Códigos de erros do cartão de crédito: 50, 51, 58, 5, 60

É comum para quem trabalha com vendas, principalmente com cartões de crédito, vez ou outra se deparar com erros na máquina de cartão, que impedem que a compra do cliente seja concluída.

Códigos de erros do cartão de crédito: 50, 51, 58, 5, 60

Essas falhas, por sua vez, podem acontecer por diversos motivos, que envolvem desde a conexão com a rede até problemas com o cartão de crédito.

No entanto, para saber lidar com tais situações é muito importante conhecer os códigos de erro – a fim de evitar constrangimentos e garantir que a questão seja solucionada. 

A operadora de máquinas de cartões de crédito Cielo, por exemplo, trabalha com códigos de erros, ou seja, numerações que indicam o que causou determinada falha no sistema com o objetivo de mostrar ao vendedor o que há de errado naquela operação. 

Então, se você trabalha com esse tipo de máquina e sempre quis saber o que cada código significa, este artigo é para você!

Separamos aqui a descrição de cada código da Cielo, para que você não sofra quando alguma falha ocorrer, podendo, então, resolver o problema de forma simples, sem a ajuda do suporte técnico. 

Continue a leitura e veja a lista completa dos códigos de erro da Cielo, bem como a solução para cada situação.

Erro 01 do cartão – Venda não autorizada

Erro 01 do cartão – Venda não autorizada

O código de número 01 refere-se à venda não autorizada , ou seja, significa que o banco responsável pelo cartão de crédito não autorizou que a compra fosse realizada. Mas, isso não significa que o cliente está em débito com o banco. 

Erro 01 do cartão – Transação negada – Venda não autorizada ou simplesmente 01 – Venda não autorizada

A variação desse erro indica que o estabelecimento não possui mais vínculos com a empresa da máquina de cartões, no caso, a Cielo.

Dessa forma, é necessário realizar a tentativa de venda em outra máquina ou entrar em contato com a empresa para regularizar a situação do comerciante. 

Erro 03 do cartão – Não foi encontrada transação – Venda não autorizada

O código 03 pode implicar diferentes causas para o erro na transação.

Assim, quando esse número aparece, deve-se considerar: que o número de parcelas ultrapassa o limite, o código de segurança é inválido, o número do cartão não está correto ou que há instabilidade no sistema na Cielo. 

Nesse caso, recomenda-se a utilização de outra máquina até que a situação se regularize.

Erro 05 do cartão – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

O erro número 05 acontece em situações onde o banco responsável pelo cartão de crédito não autoriza determinada conta.

Isso ocorre devido a alguns fatores, como o limite estourado ou uma transação suspeita feita recentemente. 

Para solucionar essa questão, o cliente deve entrar em contato com o seu banco. 

Erro 07 do cartão – Transação negada

Da mesma forma como o código anterior, esse erro corresponde a algum problema junto ao banco emissor do cartão, como limite estourado ou pendências.

Assim, é necessário entrar em contato com o banco responsável a fim de obter detalhes que indiquem o porquê do erro. 

Erro 08 do cartão – Código de segurança inválido

Como o nome sugere, o erro 08 corresponde ao preenchimento incorreto do código de segurança do cartão. Nesse caso, você deve informar novamente o número e o problema estará resolvido. 

Erro 10 do cartão – Não é permitido o envio do cartão

O código 10 indica a falha no sistema de serviços da Cielo, que encontra-se instável ou indisponível no momento. Dessa forma, é preciso ficar atento e, se o erro persistir, entrar em contato com o suporte técnico. 

Além disso, o erro também pode apontar que o estabelecimento não possui a liberação para o envio do cartão, ou seja, a homologação ainda não foi concluída.

Isso geralmente acontece com máquinas novas, recém habilitadas no sistema e, por isso, é importante realizar alguns testes antes de começar as operações. 

Erro 11 do cartão – Venda com o parcelado tipo ‘2’ não habilitado

Esse erro acontece devido à tentativa de parcelamento que excede o limite estabelecido pelo contrato. Sendo assim, antes de realizar a venda, certifique-se do total de parcelas permitidos pelo sistema para a sua loja. 

Erro 12 do cartão – Venda não autorizada

A venda não autorizada ocorre quando o banco responsável pelo cartão de crédito não permite que a compra seja concluída por conta de problemas com o cartão em si, como chip com defeito ou faixa magnética com mal funcionamento. 

Erro 13 do cartão – Venda não autorizada

Nesse caso, o erro está no valor do pagamento. Por exemplo, vendas parceladas devem possuir o valor mínimo de R$ 10,00, onde cada parcela é de R$ 5,00.

Dessa forma, o erro 13 indica o preenchimento incorreto na máquina e, para resolver isso, basta realizar novamente a operação.

Erro 41 do cartão – Contate o emissor do seu cartão

O erro 41 ocorre quando o limite do cartão do cliente está estourado ou, por motivos de segurança, o banco bloqueou o cartão de crédito devido a movimentações suspeitas na conta. 

Para solucionar esse problema, portanto, é necessário contatar o banco responsável pelo cartão. 

Erro 51 do cartão – Transação negada

Novamente, o código 51 corresponde a erros relacionados com o banco emissor do cartão e o cliente.

Assim, é necessário entrar em contato com a agência para saber mais detalhes sobre o motivo do bloqueio de determinada compra. 

Erro 54 do cartão – Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

O código 54 surge na tela das máquinas de cartão Cielo quando os dados informados pelo cliente são detectados como incorretos pelo sistema.

Logo, para resolver essa questão é necessário entrar em contato com o banco responsável pelo cartão e certificar-se de que o mesmo ainda é válido – ou preencher novamente os dados. 

Erro 57 do cartão – Venda não autorizada

Esse erro acontece porque a venda não é autorizada pelo banco emissor do cartão, pois ele não faz parte da rede Verified bys Visa.

Com isso, é preciso contatar a agência do cartão e informar o erro da compra para que o problema seja solucionado.

Erro 78 do cartão – Transação negada ou Venda não autorizada

O erro 78 indica que o cartão é bloqueado pelo banco responsável. Assim, é preciso ir até a agência de atendimento ou a um caixa eletrônico para realizar o desbloqueio. 

Erro 81 do cartão – Transação negada 

O código 81 corresponde ao erro na transação, principalmente em casos em que o cartão não foi emitido pelo banco do Bradesco.

Sendo assim, para concluir a operação é preciso realizar novamente o processo. 

Erro 96 do cartão – Autorização negada

Esse erro indica a falha na comunicação com a bandeira do cartão, assim é necessário verificar a conexão da máquina e refazer a operação para concluir a compra.

No entanto, em caso de persistência do erro é preciso entrar em contato com o suporte técnico da Cielo. 

Erro 90 do cartão – Sistema do banco temporariamente fora de operação

Como nome sugere, o erro 90 corresponde à falha do no sistema do banco emissor do cartão.

Quando o erro 90 ocorre, é necessário verificar se o comércio possui a liberação na operadora de pagamentos Visa Electron, através do contato com a empresa responsável pela máquina de cartões, a Cielo.

Caso o pagamento esteja liberado, você deve verificar se o parcelamento está ativo, pois só assim o erro deixará de acontecer.

Erro 110 do cartão – Não foi possível processar a transação

Esse erro ocorre quando são utilizados cartões de diferentes bancos, que não são aceitos pela máquina da Cielo. Assim, recomenda-se a utilização de um outro cartão ou forma de pagamento. 

Erro 196 do cartão – Venda não autorizada

O erro 196 corresponde ao preenchimento incorreto de informações no processo de compra, sendo necessário então o reenvio dos dados para concluir a operação. 

Erro 213 do cartão – Não foi possível processar a transação

O código 213 indica a falha na comunicação com o banco responsável pelo cartão. Dessa forma, é preciso verificar a conexão com a rede e tentar novamente a compra. 

Erro 213 do cartão – Identificador da transação TID duplicado

A variação do código 213 diz respeito à duplicação do pop-up que, por alguma razão, foi aberto em segundo plano, sem que o usuário percebesse.

Esse erro acontece por falhas técnicas na plataforma de pagamento, assim basta iniciar uma nova operação e reenviar as informações para concluir o processo.  

Erro 215 – Transação não finalizada

Esse erro ocorre por conta de problemas com o pop-up utilizado pela plataforma. Dessa maneira, recomenda-se que cliente desbloqueie o uso dos pop-ups na página de pagamento para que o processo possa ocorrer sem ruídos. 

Erro 244 – Não foi possível processar a transação

O código 244 indica que o cliente não faz parte da rede de autentificação da Cielo, ou seja, seu cartão não corresponde aos métodos de pagamentos disponíveis. 

Erro 995 do cartão – Não foi possível processar a transação

O erro 995 pode ser causado por diversos fatores: cartão não autenticado ou internacional, uso de um cartão que não é do Bradesco ou não é verificado pela Visa, etc.

Nesse caso, é necessário o uso de um cartão diferente que atenda às diretrizes da Cielo. 

Erro 997 do cartão – Não foi possível processar a transação

Esse erro está relacionado à falha na autenticação do cartão junto ao banco responsável, sendo necessário, portanto, tentar novamente o processo ou então solicitar por uma nova forma de pagamento.

Erro 999 do cartão – Transação negada

O erro 999 indica a falha na operação devido a problemas com o cartão, como preenchimento incorreto de dados, pagamentos não autorizados, etc.

Nesses casos, é indicado o uso de uma forma nova de pagamento. 

Erro 5115 do cartão – Não foi possível processar a transação

Esse erro corresponde à tentativa de utilização de um cartão emitido no exterior, que não foi autenticado para o uso no Brasil.

Assim, é necessário entrar em contato com o banco responsável pelo cartão e solicitar a liberação dele. 

Para você, comerciante, conhecer os códigos da Cielo é essencial. Por isso, fique atento às operações!

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