Já pensou em ter em um só lugar o acesso garantido aos benefícios sociais e trabalhistas do Governo Federal?
Bom, isso já é uma realidade com o projeto Cartão Cidadão, desenvolvido pelo Governo junto à Caixa Econômica Federal, que criou um cartão único capaz de unir todos os benefícios sociais em um só lugar.
Com o Cartão Cidadão é possível acessar o saldo e sacar os valores dos auxílios sociais e trabalhistas da população.
Assim, você pode sacar o seu PIS, FGTS, seguro desemprego e até mesmo o Bolsa Família sem precisar de outros documentos.
O Cartão Cidadão visa unir todos os benefícios em um só lugar, facilitando a vida do trabalhador que assim não precisa de milhares de documentos para acessar as reservas do seu auxílio.
Dessa forma, com o cartão unificado todos os benefícios estão a um passo de distância.
O projeto está disponível para todos os cidadãos que trabalham com carteira assinada, mediante as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que assegura os direitos dos trabalhadores.
Mas, afinal, como fazer o Cartão Cidadão e garantir o acesso simplificado a tais benefícios?
O processo de emissão do documento é mais fácil do que parece e você pode descobrir como esse procedimento é feito a seguir, neste artigo que eu preparei especialmente para você.
Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre como fazer o Cartão Cidadão. Confira!
Como fazer seu Cartão Cidadão?
O projeto do Cartão Cidadão atende todos os trabalhadores CLT do Brasil, garantindo a eles o acesso simplificado aos benefícios sociais e trabalhistas do Governo Federal, como FGTS e seguro desemprego.
Em linhas gerais, para conseguir acessar os benefícios é necessário solicitar a emissão do Cartão Cidadão, nas agências de atendimento da Caixa Econômica.
Para realizar a emissão do documento basta ir até uma unidade credenciada da Caixa, com o documento de identificação e carteira de trabalho (CTPS) em mãos, e solicitar o Cartão Cidadão para fins trabalhistas.
Assim, o registro no sistema é feito e em poucos dias você receberá o seu Cartão Cidadão diretamente na sua casa.
Não há dificuldades quando o assunto é como fazer o Cartão Cidadão, pois o processo é simples e assegurado pelo Caixa Econômica Federal – que é responsável pela emissão e manutenção do documento.
Como desbloquear o Cartão Cidadão
Quando o Cartão Cidadão chega às suas mãos, para utilizá-lo é necessário realizar o desbloqueio no sistema e, apesar disso parecer complicado, o processo pode ser feito sem que você sequer precise sair de casa.
Com isso, agora que você já aprendeu como fazer o Cartão Cidadão, chegou a hora de desbloqueá-lo, para isso:
- Ligue na Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 726 0207;
- Selecione a opção referente ao desbloqueio do cartão;
- Informe seus dados ao sistema, conforme o solicitado;
- Confirme a operação.
Depois de aprender como fazer o Cartão Cidadão e como desbloqueá-lo no sistema, veja como registrar a senha para, finalmente, utilizar seus benefícios
Como saber a senha do Cartão Cidadão?
Após desbloquear o Cartão Cidadão, para utilizá-lo é necessário realizar o registro de uma senha de acesso, em uma unidade de atendimento credenciada da Caixa Econômica Federal, como Casas Lotéricas e Caixa Aqui.
O cadastramento de senhas é feito, preferencialmente, em Casas Lotéricas, pois o serviço é mais rápido e simples para os usuários. Assim, você pode escolher a senha que desejar e registrá-la junto à uma unidade de atendimento.
Para isso, basta comparecer à uma casa Lotérica com o documento de identificação em mãos (RG), carteira de trabalho e, é claro, o Cartão Cidadão, e registrar a senha de acordo com o processo.
Ao final da operação, você deverá assinar um termo de responsabilidade, que contém informações e instruções a respeito do uso e de como fazer o Cartão Cidadão novamente em caso de perdas, roubos ou bloqueios.
Como pedir 2ª via do Cartão Cidadão?
Além disso, também é possível solicitar a emissão da 2ª via do cartão de forma simplificada. Uma vez feito o Cartão Cidadão, o usuário tem acesso a todos os serviços e opções de atendimento disponibilizados pelo sistema da Caixa.
Dessa forma, em caso de perda ou roubo do cartão, você pode solicitar um novo diretamente pela Central de Atendimento, sem precisar sair de casa.
Para isso, é só ligar no telefone 0800 726 0207 e selecionar a opção referente à emissão da 2ª via do Cartão Cidadão.
Ademais, também há como fazer o Cartão Cidadão nas unidades de atendimento presencial, da mesma forma como é solicitada a 1ª via do documento do Governo.
Sendo assim, você só precisa comparecer à uma unidade da Caixa e solicitar um novo cartão.
O processo de emissão da 2ª via do Cartão Cidadão é gratuito.
Ficou com alguma dúvida sobre o processo de como fazer o Cartão Cidadão? Então deixe um comentário abaixo.